Ivo Pitz
Untitled Document

Língua Portuguesa >>>>>Envie sua sugestão! Em contínua construção

Alerta
É uma palavra invariável. Exemplos: Os soldados deveriam ficar alerta o tempo inteiro. As candidatas devem ficar alerta, para não perderem as datas do concurso. Sempre estou alerta - disse o menino.
Anexo e Em anexo
Anexo sempre deve concordar com a palavra a que se refere. Em anexo é uma expressão invariável. Exemplos: Seguem, anexas, as redações de que lhe falei. A carta anexa aos documentos deve ser lida com todo o cuidado. O professor recebeu o trabalho do aluno e, em anexo, havia uma série de explicações.
Incluso
Segue as mesmas regras de anexo. Concorda sempre com a palavra a que se refere. Exemplos: As bebidas estavam inclusas no preço. O valor dos vales-transporte não está incluso no salário.
Leso
É um adjetivo que deve concordar com a palavra a que se refere. Exemplos: Seria este um crime de lesa-humanidade? É uma questão de leso-patriotismo.
Mesmo
Mesmo(próprio) pode ser adjetivo ou advérbio(de fato, certamente).Quando adjetivo, concorda com a pessoa a que se refere. Quando advérbio, é invariável. Exemplos: Ela mesma fez todas as tarefas. O professor mesmo passou a limpo todas as notas. As mercadorias estão caras mesmo. As aulas de Redação são mesmo legais.
Obrigado ou Obrigada?
A palavra obrigado deve sempre concordar com a pessoa a que se refere. Se um homem fala, deve dizer, referindo-se a si mesmo, obrigado. Se uma mulher fala, deve dizer, referindo a si mesma, obrigada. Quando se fala de alguém, a palavra deve concordar com o substantivo ou pronome a que se refere. Exemplos: Muito obrigada, disse Maria. João lhe responde, dizendo muito obrigado. O governo será obrigado a investir mais em educação, se quiser ver o país se desenvolver. Ela se viu obrigada a recuar em sua posição.
Quite
A palavra concorda sempre com o termo a que se refere. Exemplos: Estou quite com você. Todos os alunos estavam quites com as obrigações militares. As alunas estavam quites com as taxas.

Envie sua sugestãode tópicos que gostaria de ver abordados aqui!