Ivo Pitz
Untitled Document
Regência Verbal
Regência é a relação de subordinação, ou seja, é a dependência de um termo, de outro. A regência verbal refere-se a apenas os verbos transitivos, pois os intransitivos são completos, não exigindo complemento. No dia-a-dia usam-se vários verbos cuja regência não é conhecida ou, pelo menos, não é lembrada.Vejamos alguns:
Aspirar = respirar, sorver, absorver. Neste caso o verbo não rege preposição: Aspirei o pó. Deve-se aspirar o "h" em muitas palavras da língua alemã. Aspiramos o ar fresco da manhã.
Aspirar = desejar, almejar, pretender. Neste caso o verbo rege a preposição a. Aspiramos ao cargo. Aspiro a uma vaga na universidade. Observe que, no caso, o objeto indireto não pode ser substituído por lhe. A substituição deve ser feita por a ele e por a ela, respectivamente.
Assistir = estar presente, ver. Rege a preposição a. Assistimos ao filme em sua estréia. A testemunha diz que assistiu à cena. A substituição do objeto indireto pelo pronome, deve ser a ele, a ela
Assistir = prestar assistência, ajudar. Não há preposição. O médio assiste o doente. O goleiro assistiu o companheiro machucado.
Assistir = residir, permanecer. Rege a preposição em, pois refere-se a lugar. Muitos portugueses assistiam na Corte. Este médico assiste em Florianópolis.
Custar = ser difícil, demorado, penoso. Neste caso o verbo só é empregado na 3ª. pessoa. Custou-me entender a explicação. (Errado seria dizer: Custei a entender a explicação). Custou-lhes ouvir o amigo. (Errado seria: Custaram a ouvir o amigo).
Chegar = atingir um lugar. Rege a preposição a. Chega-se cedo ao colégio. Chegamos a casa ao meio-dia.
Lembrar rege objeto direto. Lembro o fato. Lembramos a data natalícia.
Lembrar-se rege a preposição de. Lembro-me do fato. Lembramo-nos da data natalícia.
Esquecer rege objeto direto. Esqueceu o livro em casa. Logo esquecerão as boas obras que o governante fez.
Esquecer-se rege a preposição de. Esqueceu-se do livro em casa. Logo se esquecerão das boas obras do governante.
Necessitar rege a preposição de. As crianças necessitam de bastante água. Necessita-se de bons profissionais.
Importante: O maior cuidado com a regência verbal deve ser tomado quando se usa o verbo em uma oração subordinada, iniciada por um pronome relativo(oração adjetiva). Gostei do filme a que assisti ontem. O assunto a que você se refere é importante. Os alunos lêem mais os livros de que gostam.
CONTINUA EM CONSTRUÇÃO