Document sans titre
Laboratórios de Informática nas escolas
Ivo Pitz
29 de março de 1999. Uma segunda-feira. As escolas do Paraná vivem dois programas de informatização: O PROEM (do Governo Estadual) e o PROINFO (do Governo Federal). Os equipamentos (computadores, impressoras e escâneres) haviam sido adquiridos com dinheiro repassado às escolas, numa Feira realizada em Faxinal do Céu no final do ano anterior. Os Laboratórios também já haviam sido construídos com dinheiro repassado pelo Estado diretamente para as APMs. As construções foram acompanhadas e administradas pelos Diretores, APMs e Conselhos Escolares. Na grande maioria dos casos não houve problemas com o término das obras.
Precisava-se partir para a inauguração. Em consulta prévia da Secretaria da Educação ao Colégio Leôncio Correia, ficou marcada para aquele Colégio a inauguração dos Laboratórios de Informática no Paraná. É que o Colégio Leôncio Correia possuía uma APM dinâmica que se comprometeu a custear e terminar o que ainda faltava: instalar as redes elétrica e lógica, além de providenciar o mobiliário para um dos laboratórios. Isso foi feito.
No dia aprazado, 29 de março, com a presença do Sr. Ministro da Educação, Prof. Paulo Renato Souza, da Vice-Governadora, Emília Belinatti (o Governador Jaime Lerner estava fora do país) , autoridades do Município de Curitiba, outras autoridades do Governo do Estado, além de toda a Comunidade Escolar do Colégio Estadual Leôncio Correia, foi feita a inauguração solene dos dois Laboratórios de Informática.
A partir dali foi uma correria: professores precisavam ser capacitados, alunos precisavam aprender a usar os equipamentos, pessoal precisava ser treinado para acompanhar e orientar os trabalhos. Fizeram-se aulas fora dos horários para atender mais rapidamente às demandas. O CETEPAR providenciou cursos para professores; esses, em sua maioria, foram ofertados no próprio Colégio. Foi uma época muito intensa: foi necessário organizar escalas entre os professores e as turmas, para que todos tivessem acesso democrático ao Laboratório. Muita gente que hoje está no mercado de trabalho deve seus conhecimentos de informática ao período em que passou no Leôncio Correia.
Já se passaram 16 anos. A pergunta que se coloca agora é: o que se progrediu, em termos de informática nas escolas de 1999 até agora? Cada escola pode responder.
Ivo Pitz é Professor de Língua Portuguesa e Filosofia no Instituto de Educação do Paraná Prof. Erasmo Pilotto.