A é usado quando é tempo futuro. Há é usado quando o tempo é passado. Neste último, o verbo haver corresponde ao verbo fazer. Exemplos: Esses fatos aconteceram há muito tempo. Há duas horas espero por você. Há milhões de anos foram extintos os dinossauros. Daqui a cinco horas partiremos para a viagem de férias. Chegaram a São Paulo no dia 28. Seguiram para Curitiba, dali a dos dias. (Observe que, do momento em que chegaram a S. Paulo, até os dois dias da partida, ainda era tempo futuro).
Acerca de significa "a rëspeito de" , "sobre". Exemplo: Participaremos de uma palestra acerca de Filosofia. Há cerca de significa "há mais ou menos", refrindo-se a tempo aproximado.Exemplo: Esta casa existe há cerca de cinqüenta anos, r ainda está bem conservada.
Afim significa semelhante, igual. A fim é usado, normalmente, na expressão a fim de. Indica, portanto, a idéia de finalidade. Exemplos: Minhas idéias e as suas são mais ou menos afins. Redação e Oficina de Textos são disciplinas afins? Foi às aulas todos os dias, a fim de passar no Vestibular. Fez um teste apenas, a fim de conseguir a Carteira de Motorista.
Ao encontro de significa ser favorável, aproximar-se. Exemplos: Quando chegou a casa, correu ao encontro do pai. Suas idéias vêm ao encontro das minhas.
De encontro a significa contrário, oposição, choque. Gostaria de que suas idéias não viessem de encontro às minhas. No acidente, o motoqueiro foi de encontro ao muro, ferindo-se gravemente.
Os dois funcionam com adjetivo e como advérbios. Como adjetivos, devem concordar com as palavras a que se referem. Como advérbios, são invairáveis. Exemplos. Você costuma comprar roupas caras ou baratas? Os preços dos livros são bastante caros. É preciso que os livros sejam mais baratos. As passagens de ônibus em Curitiba custam caro. Estes produtos custam muito barato, porque são produzidos em grande quantidade.
A palavra longe pode ser advérbio, portanto será invariável, ou adjetivo, caso em que concordará com a palavra a que se refere. Exemplos: Você mora longe daqui. As terras a que você se refere ficam longe daqui. Para ir de São Paulo a Belém, percorrem-se longes terras.
Mas é uma conjunção adversativa. É sinônimo de contudo, todavia, entretanto, porém. Exemplos: Possuía mutio dinheiro, mas não soube cuidar dele. Chegou cedo ao locar de atendimento, mas não encontrou mais vaga.
Mais é advérbio de intensidade ou pronome. É o contrário, normalmente, de menos. Exemplos: Tenho mais amigos do que você imagina. Ele foi a pessoa que mais lucrou no negócio.
Envie sua sugestão de tópicos que gostaria de ver abordados aqui!